02 junho 2011

Sopão!

Curitiba, cidade fria, ainda estamos no outono, mas já temos temperaturas dignas de inverno. O que fazer pra esquentar? Um chocolate quente talvez? Cobertor? um sopão?

No ultimo sábado, tava bem frio aqui, no domingo seguinte, registrou-se o dia mais frio do ano até então. E foi nesse contexto que procuramos esquentar nossos corações e fomos dedicar uma pequena porção do nosso tempo, para levar um pouco de calor para nossos irmãos que vivem nas ruas.
Você já parou pra pensar que enquanto você está planejando modos de ficar mais quentinho, há uma infinidade de pessoas que passam a noite, a madruga, nas ruas... com frio... com fome...
Fomos então, éramos alguns, mas com muita animação; saímos em direção ao centro à procura de pessoas as quais pudéssemos ajudar.
E de primeira, encontramos dois senhores, tentando se aquecer. Ficaram muito felizes quando chegamos com um sorriso, oferecendo pão e uma sopa quentinha, e com direito repeteco (rsrs)!

Ali oramos com eles, conversamos mais um tanto e seguimos em frente. Depois de encontrar mais algumas pessoas, encontramos Eduardo, um jovem de aproximadamente 28 anos.
Eduardo nos disse que sua familia morava em um bairro nobre, pai empresário, se eu não estou enganado a mãe dele era juíza, ele já havia trabalhado na Petrobrás, e estava ali, na rua, marginalizado, ao que me parece o problema dele foi o mais comum dentre os moradores da rua, drogas.
Não sei por que ele não volta pra pedir ajuda a sua família, enfim, em 6 meses, Eduardo, que "tinha tudo", estava sem nada!
Conversamos com ele, oramos, falamos que Deus queria tirá-lo daquela situação, que só bastava ele dar o primeiro passo que Deus operaria um milagre na vida dele, não pudemos fazer muito mais que isso naquele momento, tentamos encaminha-lo ao que estava ao nosso alcance e seguimos em frente... Peço a você que se lembre dele nas suas orações!

Já na metade da missão, encontramos um grupo da Igreja Batista que fazia o mesmo trabalho que a gente, interagimos por uns momentos, oramos e seguimos em frente...
Pra "otimizar" a distribuição da sopa, fomos levando o panelão com a sopa pelo calçadão da rua XV... Resumindo a missão, o caldeirão ficou vazio, acabaram os potinhos da sopa, acabaram os pães... acabou tudo!

Fui dormir pensado no que fizemos e me dei conta que isso é ainda pouco. Pense que fizemos essa ação uma vez, e nos outros dias? quantas pessoas deixamos de ajudar? quantos foram dormir com fome e com frio?


Pensar naquilo que não fizemos ou no que podiamos ter feito acaba nos deixando frustrados e, pelo menos eu, com um sentimento de culpa por não ter feito mais! Como naquela cena final do filme A Lista de Schindler na qual o dono da fábrica lamenta por não ter salvo pelo menos mais uma pessoa.


Enquanto estivermos nesta terra será assim, teremos que conviver com decepções, com a nossa incapacidade, conviver com esse tipo de situação, a degradação do homem: degradação moral, degradação física, degradação espiritual.


Um consolo para mim é que acredito que Deus nos usou nesta noite, fomos o meio pelo qual essas pessoas puderam acreditar na provisão de Deus; se por ventura amanhã não formos nós com certeza Deus enviará outros.


Deus nunca, jamais, esquece seus filhos, mesmo a gente se esquecendo dEle.

O que fizemos foi simples, e pouco diga-se de passagem, mas é dando o primeiro passo que Deus nos usa para coisas muito, mas muito maiores!

Deixe-se ser usado por Deus, permita que Deus te use para fazer a diferença na vida de alguém, seja orando por alguém, seja ajudando...

Um restinho de semana! Te Vejo na Sexta!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, bacana a iniciativa de vocês, gostaria muito de participar e ajudar de alguma forma... por favor entre em contato comigo. abreusol@hotmail.com
Sol Abreu


fiquem bem

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...